Um blog é uma ferramenta já um tanto antiga, mas ainda é muito útil na hora de armazenar artigos ao mesmo tempo que nos comunicamos com o mundo através destes. Através dos blogs um professor pode criar artigos referentes a uma aula específica e aprofundar em seus alunos o conhecimento esperado fora da sala de aula, permitindo assim uma educação contínua e sem barreiras.
Uma empresa também poderá se beneficiar da utilização de blogs na tarefa de se comunicar com seu público consumidor através de notas, artigos e textos menos formais na tentativa de criar um relacionamento mais íntimo com seus seguidores.
A verdade é que os blogs nunca saíram de moda e ainda irá demorar para esta ferramenta tão útil na comunicação digital ficar ultrapassada e inútil.
No entanto, a manutenção dos blogs ainda pode ser uma tarefa um tanto desafiadora se o usuário desejar ter maior controle de temas, imagens e até mesmos de seu próprio texto. Afinal, por mais que as ferramentas tenham evoluído muito e por mais que desenvolvedores tenham disponibilizado diversos temas para dar maior gama de personalização aos blogueiros, mesmo assim, um blogueiro um pouco mais exigente ainda sentirá falta de maior controle e nesse momento saber a famosa Hyper Text Markup Language, a HTML fará toda a diferença.
Usando HTML em blogs
Muitas plataformas de blogs permitem que o usuário personalize o código de marcação de hipertexto, o código HTML, caso esse deseje maior controle do seus posts, utilizando as tags HTML o autor poderá criar posts com código mais enxutos e estruturar o mesmo conforme a sua criatividade e conhecimento. Muitos usuários dizem que é desnecessário, pois as plataformas possuem ferramentas de formatação de texto e inserção de imagens muito eficientes. No entanto, quando o usuário deseja realmente ter controle não só do post, mas de todo o layout do do blog, a situação muda e saber não só HTML, mas CSS também, faz muita diferença.
O usuário que souber personalizar a estrutura HTML do seu blog e formatar o mesmo usando CSS (Cascading Style Sheet), basicamente será independente da plataforma e com certeza terá um blog diferenciado dos demais que utilizam os temas e layouts padrões da plataforma. Isso em alguns momentos é uma grande vantagem, já que as ferramentas padrões podem deixar a desejar em alguma formatação ou do post ou do tema.
Conclusão
Caso o usuário deseje apenas escrever e não vá se importar muito com o tema ou layout do blog, as configurações básicas serão realmente muito eficazes e não será necessário maiores conhecimentos de HTML. Já se o usuário desejar ter maior controle do tema, do layout e dos posts, deixando seu blog com uma aparência única, se diferenciando assim dos demais blogs da Internet, então é aconselhável a obtenção de conhecimentos sobre HTML e posteriormente em CSS.