quinta-feira, 9 de maio de 2019

Introdução ao Desenvolvimento Web - Capítulo 1 - A Incrível história do HTML e Estrutura Básica




A incrível história do HTML

O que é HTML? Como sua criação impactou todo o desenvolvimento da Internet? Quem o criou? Tudo isso será descrito neste artigo para introduzir você, nosso leitor, ao fantástico mundo do desenvolvimento web.

Esperamos também com essa introdução, de uma série de artigos sobre o desenvolvimento web que serão criados para este blog, iniciar os estudos de nosso leitor e agora também aluno, guiando passo-a-passo a sua evolução nesta área de fundamental importância nas comunicações pessoais, comerciais e na tecnologia da informação como um todo.

HTML - A linguagem de marcação de hipertexto que fundou a Internet como a conhecemos.

Antes dos computadores possuírem softwares com interfaces gráficas a Internet já existia como um projeto secreto de comunicação e troca de dados entre bases do exército americano, esse embrião da Internet se chamava DARPANET, pois foi criado dentro do DARPA(Defense Advanced Research Projects Agency - Agência de Projetos e Desenvolvimento Avançado de Defesa). Nessa época todos os softwares existentes funcionavam através de uma interface de texto aonde o usuário deveria conhecer comandos para executar qualquer tarefa que desejasse.

Após a introdução dos centros universitários americanos no projeto o mesmo evoluiu bastante em termos de compartilhamento de dados e melhorias nas conexões, mas ainda era uma ferramenta para poucos devido as suas exigências técnicas para o uso.

Na foto, Tim Berners-Lee, o criador do protocolo HTTP, do HTML e do primeiro navegador.


Foi então, que em 1990, o físico Tim Berners-Lee criou a linguagem de hipertexto que mudaria para sempre a Internet. Tim Berner-Lee era um contratado do CERN(the European Organization for Nuclear Research - Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), lá ele sentia a dificuldade dos pesquisadores compartilharem artigos com a comunidade científica, para sanar esse problema Tim criou um projeto inovador e quando percebeu uma grande oportunidade de executar seu projeto, no momento que o CERN se tornou o maior nó de Internet na Europa, logo apresentou seu projeto ao seu executivo que tão prontamente o aprovou.

Tela do primeiro navegador, o famoso Mosaic criado por Tim Berners-Lee

Assim, nasceu o protocolo HTTP(HyperText Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Hipertexto), o HTML(HyperText Markup Language - Linguagem de Marcação de Hipertexto) e o primeiro navegador, o Mosaic, que facilitou o uso da Internet por leigos que não dominavam comandos para uso nas interfaces de modo texto. Isto também foi possível nesta época porque os sistemas operacionais passavam pela grande revolução da interface gráfica que permitia a popularização em massa do uso do computador.

Construindo a Internet com tijolinhos digitais

Com o advento do HTML e da interface gráfica agora era possível um mundo de possibilidades, os primeiros desenvolvedores web construíram páginas com o foco no compartilhamento de artigos científicos, mas conforme a tecnologia foi evoluindo começaram a surgir sites comerciais, institucionais, educacionais, portais, redes sociais e etc, permitindo chegarmos ao ponto que nos encontramos hoje.

Cada tag de um arquivo HTML funciona como o tijolo de uma construção, cada um colaborando com o projeto.


Para que isso fosse possível, foram criadas as tags, pequenos comandos para marcar e organizar os artigos científicos no primórdio do uso do HTML, assim esta linguagem é composta por diversos pequenos comandos que funcionam como tijolinhos para a construção e organização de um ambiente específico na web.

Como a mágica acontece?

Um documento HTML não é executado, o que o torna diferente dos códigos-fonte das linguagens de programação. Lembrando que HTML NÃO É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, não executa nada, a mesma é apenas uma linguagem de marcação de hipertexto, que será lida e interpretada por um navegador, este já possui na sua programação um guia de como todas as tags devem formatar e e definir as partes do documento. 

A estrutura básica de um arquivo HTML

Estrutura básica de um arquivo HTML


Sabendo que as tags são os elementos primordiais do documento HTML, deve-se entender pelo menos a utilização das tags básicas necessárias para definir a estrutura do documento a ser publicado na web. Um documento HTML é iniciado com uma tag chamada DOCTYPE e que diz ao navegador que o documento que está sendo interpretado possui tags HTML e qual versão está utilizando, após insere-se a tag HTML, definindo o início do documento. Tal arquivo também é estruturado por duas partes principais, cabeça(HEAD) e corpo(BODY), onde a tag cabeça agrupa as tags referentes dados e funções que não aparecerão para o usuário final, já o na tag corpo estarão agregados todas as tags que estruturarão o documento na forma que será apresentada ao usuário final.

Conclusão

No entanto, apenas essas duas não são suficientes e uma série de tags são usadas para a criação de um documento bem estruturado e trabalhado para fornecer informação ao usuário da melhor forma possível e proporcionar possibilidades a todos que escolherem a Internet como canal de comunicação com o mundo.

Nos próximos artigo abordaremos as tags com mais profundidade objetivando assim o total conhecimento da função de cada uma para a criação de um documento bem estruturado e organizado.

Um comentário: